Papo Delas SobreIsso #13 – Paladar Infantil
Cafeína 5 de abril de 2019

DOWNLOAD


Olá Amigos e Inimigos do Papo Delas! Hoje temos um programa EXTRA, o SobreIsso #13 – Paladar Infantil por nossa Mestre Patrícia Ramos! Abaixo o texto descrito do episódio:

“Essa semana participei de uma conversa numa postagem que fiz criticando o paladar infantil de individuos adultos e essa mania de excessos mais recentes que observamos na alimentação das pessoas, onde adicionam paçoca e nutella em tudo, mas se recusam a comer frutas e vegetais.

Na verdade a idéia inicial era postar a parada e seguir o baile, mas aí recebi uma notificação no inbox com a mensagem: “A pessoa que comentou no post não te conhece?”, fui ver e era comentário de um parente, conhecendo meu povo, já esperava algo do tipo “ué, mas já te vi comendo pizza” pq as pessoas acham de nutricionista vive de brócolis e fotossíntese. Não era pizza mas cheguei perto.

Na postagem em si, assim como em consultório, eu observo muito que as pessoas não entendem o conceito de equilíbrio, elas sempre partem do extremo do exagero para o da restrição, sem meio termo. Claro que algumas pessoas notam quadros compulsivos caso entrem em contato com algum alimento específico e aí sim sentem necessidade de restringir seu consumo num período de mudança de hábitos, exatamente por saber como aquilo vai acabar caso queiram provar só um pouquinho sem compromisso. Mas, em boa parte dos casos, essa compulsão não se aplica e a mudança gradual pode ser realizada sem desespero.

No caso dessa hype do paladar infantil, a gente nota tudo em porções imensas, como uma taça de açaí doce com toppings mil, calda de chocolate e um sorvete enterrado em cima (isso no sudeste, me desculpe norte do país, aqui açaí é doce). Caso não seja açaí, é sorvete, nutella, paçoca, podrão (que aqui no Rio é sinônimo de hambúrguer de origem duvidosa vendido em lanchonetes de bairro), pizza de estrogonofe ou de frango assado (Eu to falando sério!)… mas uma fruta ou vegetal jamais é consumido.

Apesar das melhores piadas com nutricionistas envolverem você ter que beber água e gritar pelada no espelho até a fome passar na hora do almoço, na real o equilibrio é o segredo do sucesso e o maior problema que temos que enfrentar, porque é o consumo desregrado que faz com que a pessoas desenvolvam problemas como hipertensão ou diabetes, esse último inclusive (já que estou seguindo o gancho da paçoca e da nutella em exagero) diminuindo a cicatrização de feridas e podendo causar necrose e até amputação de membros, quando não está controlado.
Aí eu te pergunto: É mais fácil tentar melhorar sua relação com o alimento afim de evitar essas alterações no organismo que diminuem sua qualidade de vida (e por melhorar sua relação com o alimento, significa que as besteiras ainda podem ser consumidas, de maneira controlada), ou é melhor largar tudo de mão e lidar com os problemas lá na frente tendo medicamentos diários e aí sim precisando restringir consumo daquelas amadas besteirinhas?

Voltando pro post que havia feito, depois de ter respondido, voltei a trabalhar e recebi uma notificação de que haviam comentado novamente. Ainda não li a resposta, mas aposto 20 pratas que foi algo sarcástico pra tentar invalidar todo um argumento baseado em estudos e continuar seguindo a vinda se vendando.

Mas é aquilo, cada um com seu diabetes…”

Texto e voz: Patsy
Edição: Cafeína

Comente!
Envie um bilhete para [email protected] ou comente no post.
Curta no Facebook: /podcastPapoDelas
Siga no Twitter: @papo_delas
Siga no Instagram: @papodelaspodcast
Apoie no Padrim: padrim.com.br/papodelas
Apoie no PicPay: picpay.me/papodelas
Assine o Feed: papodelas.com/feed/podcast

Colaboradores do Padrim Fevereiro/2019
Diego de Paula, Olavo de Souza, Heitor Marsola, João Paulo, Tiago Nogueira, Marcos Robles, Jonathan Silva, Marco Antonio Jr,  Hélison de Lima, Samuel Sobrinho, Guilherme Balduíno, Dionelson Silva, Cristina Raposo, Gabi Vieira, Felipe Bispo, Jefferson Carlos, Julio Macoggi, Josair Jr., Vinicius, Fabrizio Guzzon, Priscila Matos.
Colaboradores do Padrim Fevereiro/2019
Julian Catino, Maira Santos,Carlos Cruz. Adriano Nazario, Gustavo Liebl e Ana Paula Funke